HISTÓRICO DE EXPERIÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO
A Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) completou, em 2017, 62 anos de atuação no Amazonas, com o objetivo de combater o câncer nos seus mais diversos níveis, desenvolvendo uma série de projetos de cunho social, que auxiliam, principalmente, pacientes de baixa renda em tratamento especializado na FCecon (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas).
Conheça alguns projetos da Lacc:
Aluguel social: custeio de aluguéis a pacientes oriundos do interior do Amazonas e de outros estados brasileiros, que buscam tratamento especializado em Manaus. São 32 aluguéis ao todo.
Acolhimento e distribuição de lanches: acontece diariamente na área do ambulatório da FCecon, abrangendo, principalmente, pacientes que aguardam para serem submetidos a exames laboratoriais e consultas especializadas.
No setor de acolhimento e distribuição de lanches, localizado dentro do ambulatório da Fundação Cecon, uma equipe de voluntários da Lacc distribui, por dia, 300 lanches, compostos por suco, café, pão com queijo e bolacha salgada, totalizando 72 mil lanches/ano.
Custeio de vales-transporte.
Transporte de pacientes: o transporte é feito em um veículo próprio, de casa à FCecon, para portadores de câncer submetidos aos tratamentos quimioterápico e radioterápico.
Nutrição: fornecimento mensal de cestas básicas sortidas e kits de suplemento alimentar às famílias de pacientes carentes, cadastrados via Serviço Social da FCecon – São distribuídas, mensalmente, 230 cestas básicas e 10 kits de suplemento alimentar para pacientes em tratamento de Radioterapia e Quimioterapia, totalizando mais de cinco toneladas de alimentos/ mês
Prevenção: desenvolvimento de campanhas e ações de prevenção, como palestras sobre os fatores de risco do câncer, em parceria com o Departamento de Prevenção e Controle do Câncer da FCecon.
Terapia da dor: suporte às ações do Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos da FCecon, com o empréstimo de um veículo próprio para transporte de equipe multidisciplinar que realiza atendimentos domiciliares a pacientes fora de possibilidade terapêutica.
Captação de recursos
A Lacc custeia todas as suas ações com recursos exclusivos de seu Call Center (2101-4949 e 2101-4900), criado em julho de 2000, e composto por uma equipe multiprofissional, que inclui gerente, supervisores, operadores, mensageiros e auxiliares administrativos. Essa forma de captação de recursos vem sendo muita utilizada pelo Terceiro Setor. A LACC priorizada a qualificação da equipe multiprofissional e realiza dinâmicas em grupos, métodos de premiação, entre outros, com o objetivo de estimular o crescimento da arrecadação mensal e, consequentemente, a ampliação de suas ações.
Através de ligações telefônicas, as operadoras do Call Center sensibilizam e conscientizam a população sobre a importância do trabalho executado pela Lacc. Os mensageiros (motoqueiros) se deslocam para as residências ou locais de trabalho (de acordo com a solicitação do doador), na busca da contribuição.
Estrutura física
Com a estrutura física pronta desde o final de 2015, e a equipe multiprofissional completa, a Lacc tem capacidade para atender aproximadamente 180 pacientes, voluntários e funcionários, diariamente, conforme descrito abaixo. Mas, para tanto, precisa elevar sua arrecadação, que apresentou sucessivas quedas em função da crise econômica que se estabeleceu no Brasil.
- Hospedaria com capacidade para 30 pessoas/mês, entre doentes e acompanhantes, sendo 20 do sexo masculino e 5 casais;
- Previsão de 150 refeições/dia (café da manhã, almoço, lanche e jantar) para hospedes, funcionários e voluntários;
- Atendimento de 60 pacientes/dia no Centro de Reabilitação para utilização de aparelhos específicos da área;
- Atendimento de 50 pacientes/dia para consultas de serviço social, enfermagem, nutrição, psicologia e fisioterapia (sendo 10 consultas para cada especialidade);
- Fornecimento de serviço de lavanderia (enxovais de rouparia: privativa, cama, mesa e banho) para os albergados.
Com o aumento da demanda, a Lacc constatou que os projetos hoje desenvolvidos, necessitam de espaços físicos equipados para o atendimento das necessidades dos pacientes, como consultórios de enfermagem, psicologia, nutrição, serviço social e fisioterapia. Com a preocupação em expandir esses serviços e ampliar a cobertura de assistência e apoio aos pacientes carentes, foi idealizada sua nova sede, situada na rua Padre Manoel de Nóbrega, Dom Pedro, Manaus (AM), que conta também com uma área de recreação.