
A campanha Outubro Rosa foi lançada no Amazonas na última sexta-feira, 30, em frente ao prédio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), no Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus. A unidade é considerada referência no diagnóstico e tratamento do câncer na Amazônia Ocidental.
Pinheiro reforça que a mamografia garante um diagnóstico precoce do câncer de mama, elevando as chances de cura durante o tratamento, uma vez que, quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as possibilidades de sucesso terapêutico. Ele também reforça que, mulheres inseridas no grupo de alto risco, como aquelas cuja mãe, avó ou irmã desenvolveram o câncer de mama, precisam passar por acompanhamento periódico de um mastologista e devem redobrar a atenção, em função do fator hereditário.
Sobre a realização da mamografia em meninas adolescentes, o médico destaca que há restrições. “Apesar de ser um exame eficaz do ponto de vista da detecção das alterações da mama, a mamografia não deve ser realizada em adolescentes e mulheres jovens, a não ser que haja recomendação médica”, frisou.
Saúde integral da mulher
De acordo com Jesus Pinheiro, mudanças recentes na legislação irão garantir à população feminina maior acesso a exames, antes liberados apenas para mulheres com 40 anos ou mais. Uma nota publicada em junho deste ano, pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), da qual o médico é membro, destaca que a Lei Federal nº 14.335, sancionada em 10 maio de 2022, com prazo para passar a valer de 180 dias, amplia a prevenção, a detecção e o tratamento dos cânceres de colo uterino, de mama e colorretal em mulheres – este último antes não oferecido na lista de procedimentos preventivos do SUS.
A Lei prevê que mulheres a partir da puberdade terão direito a fazer os exames de mamografia, citopatologia e colonoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), procedimentos antes liberados apenas para mulheres com idade a partir de 40 anos. Além disso, o texto amplia o rol de procedimentos ofertados para diagnóstico dos cânceres e deixa de fazer referência apenas aos exames citopatológicos e mamográficos.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é considerado uma das principais campanhas de combate ao câncer no mundo. Criado na década de 90, nos Estados Unidos, o movimento alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o mais incidente entre as mulheres no Brasil e no mundo. No Amazonas, a campanha é coordenada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-AM), com o apoio da Lacc, ONG que atua há mais de 60 ano no Amazonas.

Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.