As ONGs Rede Feminina de Combate ao Câncer, Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam) realizam,  no próximo dia 31, às 17h30, a tradicional Caminhada das Vitoriosas, evento que encerra a programação do movimento mundial Outubro Rosa no Estado. A expectativa é que pelo menos três mil pessoas compareçam à atividade, que acontece no complexo turístico da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. Na ocasião, haverá o lançamento da campanha ‘Novembro Azul’, voltada à saúde masculina, e que visa chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com a presidente da Rede Feminina, enfermeira Marília Muniz, o evento foi idealizado há oito anos, pelo Ciam, uma das instituições filiadas à Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), no Amazonas.

Neste ano, a atividade contará com muita música e entretenimento e reunirá parceiros como a Prefeitura de Manaus, o Governo do Estado – através da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) -, e membros de organizações não governamentais e da sociedade civil organizada, em alusão à campanha, que busca alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o mais incidente entre as brasileiras e o segundo no Amazonas, na população feminina.

 

No Estado, a campanha, que trouxe, em 2018, o tema #CompartilheSuaLuta, trabalha também a sensibilização do público feminino, sobre a prevenção do câncer de colo uterino, que figura no topo da lista entre as neoplasias malignas em mulheres e que pode ser evitado com exames de rastreio, como o preventivo, popularmente conhecido como Papanicolau.

Marília Muniz lembrou que a união entre as ONGs de apoio à causa câncer, em torno do tema `saúde da mulher`, tem gerado bons frutos e atraído cada vez mais participantes. “Também temos contado com a adesão de diversos municípios do Amazonas, para ampliar as ações de prevenção, levando ao público informações sobre os fatores de risco do câncer, o que no futuro refletirá na redução da mortalidade pela doença”.

Ela lembra que parte das ações é financiada por doações da população, através do site da Lacc (www.laccam.org.br) e do telefone (92) 2101-4900.