O Serviço de Navegação de Pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) foi reformado e entregue nesta sexta-feira (20/05). O setor é responsável por dar suporte e orientação às pacientes durante todo o tratamento, acompanhadas de perto pelas ‘enfermeiras navegadoras’.

A sala do Serviço de Navegação de Pacientes fica localizada na entrada do Ambulatório da FCecon e recebeu novos armários, material de expediente, pintura e adesivagem para melhor localizar o setor.

Projeto – A readequação do setor foi realizada graças a um projeto aprovado na farmacêutica Roche, pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM), Organização Não Governamental (ONG) que atua na causa câncer no Estado e que realiza iniciativas de apoio aos pacientes da FCecon. O projeto custou R$ 18 mil e teve, ainda, a participação da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc).

“Esse projeto vem para readequar e melhorar o local de trabalho da Navegação, que atualmente atende as pacientes com câncer de mama e aqueles que estão em atendimento na Oncologia Clínica. A FCecon tem planos para expandir a Navegação para outras especialidades, auxiliando os pacientes oncológicos durante todo o tratamento”, disse a chefe do serviço de Mastologia da FCecon, mastologista Hilka Espírito Santo.

Navegação – O projeto-piloto da Navegação chegou ao Amazonas em maio de 2019, com o objetivo de facilitar o percurso da paciente dentro da Fundação Cecon. Segundo Hilka Espírito Santo, o papel da Enfermagem de Navegação é estar mais perto do paciente, auxiliando no percurso até a cirurgia, exames pré-operatórios e tudo que é necessário para dar seguimento ao tratamento.

Além da aproximação e acompanhamento ao paciente, a enfermeira navegadora identifica problemas sociais, verifica a validade dos exames, tendo agilidade para solicitar novos, facilita a marcação das consultas e verifica quais pacientes têm prioridade em cirurgias, com base em critérios clínicos e protocolos.

Parceria – A enfermeira oncologista Marília Muniz, presidente da Rede Feminina, comemorou a readequação do espaço do Serviço de Navegação de Pacientes.

“Estamos inaugurando hoje a tão sonhada readequação do Serviço de Navegação, um projeto idealizado pela Tammy Cavalcante, presidente da Rede Feminina na gestão anterior e quem aprovou o projeto na Roche. Temos muito a comemorar o local com novos armários, pintura e um melhor espaço de atendimento aos pacientes”, disse Muniz.