Uma ação da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), que ocorre no próximo dia 27, terá como principal objetivo o resgate da autoestima de pacientes oncológicas em tratamento contra o câncer de mama em Manaus, doença que deve atingir, só neste ano, 450 mulheres no Estado.

 

Prevista para ter início às 10h, no Espaço Embelezamento da Alma, instalado na sede da Lacc (rua Padre Manuel da Nóbrega, Dom Pedro, atrás do colégio La Salle), a programação incluirá a entrega de sutiãs próprios para mulheres mastectomizadas (que retiraram uma ou ambas as mamas em decorrência da neoplasia maligna), serviços de beleza gratuitos e muita informação, explica Tammy Cavalcante, diretora de eventos da Lacc.

 

De acordo com ela, as peças íntimas permitem a colocação de enchimento ou prótese mamária e servirá de apoio durante o período de adaptação e reabilitação das pacientes.

 

Tammy explica que voluntários da área de estética participarão da atividade. O Salão, gerido pela Rede Feminina, atua diretamente com pacientes (homens e mulheres) em tratamento oncológico, com agendamento prévio no Serviço Social da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) e no Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da instituição.

 

“Os sutiãs foram doados por um grupo de colaboradores da Lacc e da Rede e serão destinados às pacientes durante três ações, a primeira delas no dia 27 e as outras duas a serem programadas. As que serão beneficiadas na primeira edição já foram pré-selecionadas. O principal critério foi ter sido submetida recentemente à mastectomia, cirurgia complexa, que mexe muito com a auto-estima feminina”, destacou.

 

Tammy lembra que a cirurgia de mastectomia pode levar à baixa autoestima e até à depressão, se não houver o acompanhamento psicológico adequado e o acolhimento necessário. “Nossa ação é voltada para o reforço da humanização e acolhimento dessas pacientes, que precisam de uma mão amiga durante a terapia”, ressaltou.

Para a manutenção de seus projetos sociais, a Lacc recebe doações de pessoas físicas e jurídicas. Para doar, basta acessar o site www.laccam.org.br ou ligar no telefone (92) 2101-4900 .