SBCO e Lacc realizam ‘Ação Nacional de Combate ao Câncer’ no próximo domingo, no Centro de Manaus

/, Notícias/SBCO e Lacc realizam ‘Ação Nacional de Combate ao Câncer’ no próximo domingo, no Centro de Manaus

SBCO e Lacc realizam ‘Ação Nacional de Combate ao Câncer’ no próximo domingo, no Centro de Manaus

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), seccional Amazonas, e a Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) realizam, no próximo domingo, 25, na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, a Ação Nacional de Combate ao Câncer, que acontece simultaneamente em várias capitais brasileiras. O objetivo é democratizar o acesso às informações sobre os fatores de risco das neoplasias malignas e aproximar a população da comunidade médica, além de esclarecer que o câncer tem cura, desde que detectado cedo e tratado adequadamente. A expectativa de público é de 400 pessoas.

O presidente da SBCO, seccional Amazonas, cirurgião oncológico Manoel Jesus Pinheiro Júnior, explica que a iniciativa é da representação nacional da entidade, que adotou o seguinte tema para 2018: “Troque o medo por esperança”.

A atividade no Amazonas acontece das 8h ao meio-dia e reúne profissionais da oncologia clínica, oncologia cirúrgica, urologia, dermatologia e odontologia, que ficarão situados nas proximidades da Feirinha da Eduardo Ribeiro, para tirar dúvidas da população. Também participarão alguns profissionais parceiros da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Haverá, ainda, a distribuição de materiais educativos para orientar o público que frequenta o local, sobre a importância do diagnóstico precoce, através dos exames de rastreio, considerando as idades preconizadas por organismos nacionais e internacionais ligados à causa câncer.

“Teremos quatro barracas à disposição da população para tirar dúvidas e orientar sobre como prevenir os mais diversos tipos de câncer. Lembramos que não serão consultas médicas, e sim, um diálogo aberto com o nosso público-alvo, de forma a sensibilizá-lo sobre como identificar os sinais mais comuns do câncer e como proceder durante a busca pelo diagnóstico precoce, tendo em vista que o câncer, hoje, é a segunda maior causa de morte entre os brasileiros”, reforçou.

Manoel Jesus Júnior também ressaltou que a ação marcará o primeiro ano de vigência da portaria que reconheceu a Cirurgia Oncológica, uma especialidade médica de fato no Brasil.

Membro da Sociedade Brasileira de Urologia e da Liga Amazonense Contra o Câncer, o cirurgião urologista Giuseppe Figliuolo explica que participará da atividade, reforçando as dicas sobre a saúde do homem, que estão em evidência este mês, em função da campanha ‘Novembro Azul’. “Esperamos ajudar a esclarecer e derrubar os mitos que ainda impedem que o homem busque uma avaliação médica em tempo hábil, ou seja, a partir dos 50 anos, período em que deve-se iniciar o rastreio do câncer de próstata, considerado um dos mais incidentes no Brasil”, explicou.

2018-11-23T14:28:40+00:00novembro 23, 2018|Lacc na Mídia, Notícias|0 Comentários

Deixar Um Comentário