Dia Nacional de Combate ao Câncer: 30% das mortes pela doença poderiam ser evitadas com o diagnóstico precoce

/, Notícias/Dia Nacional de Combate ao Câncer: 30% das mortes pela doença poderiam ser evitadas com o diagnóstico precoce

Dia Nacional de Combate ao Câncer: 30% das mortes pela doença poderiam ser evitadas com o diagnóstico precoce

Neste 27 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer, data que busca alertar, sensibilizar e conscientizar a sociedade de que o conhecimento, a prevenção e o diagnóstico precoce podem ajudar a reduzir a mortalidade e até a incidência da doença. O presidente interino da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), médico mastologista Jesus Pinheiro, explica que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 30% dos óbitos causados pelas neoplasias malignas, poderiam ser evitados com o diagnóstico precoce e a adoção de hábitos saudáveis de vida.

Ele destaca que o processo deve ter início ainda na infância, para garantir que crianças e adolescentes conheçam os fatores de risco e procurem evitá-los, reduzindo assim as chances de desenvolver a alteração futuras. “Só no Amazonas, são aguardados 5.860 casos de câncer só este ano, conforme projeção do Instituto Nacional do Câncer (Inca), subordinado ao Ministério da Saúde (MS). A proporção é de 131,19 casos para cada 100 mil homens e 153,20 para o mesmo grupo de mulheres. São números considerados altos”, explicou.

O Dia Nacional de combate ao Câncer foi criado por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988. O tema escolhido pelo Inca, este ano, para marcar a data, foi: “Saúde do Homem”.

Na manhã desta quarta-feira, membros da Lacc, a convite da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), participaram de uma atividade na Vila Olímpica de Manaus. Coordenada pelo Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) e pela Coordenação Estadual de Controle do Tabagismo, ambos vinculados à unidade de saúde, a ação teve a adesão de alunos e professores da Escola Estadual Francisca Botinely. Além da programação recreativa, houve também a distribuição de brindes e prêmios, com a participação da Liga.

Segundo o coordenador Estadual de Controle de Tabagismo, cardiologista Aristóteles Alencar, o tabaco é um dos principais potencializadores dos mais diversos tipos de câncer, além de aumentar os riscos de doenças cardiovasculares, como AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) e infartos, diabetes, entre outros.

“No Brasil, segundo pesquisas estatísticas do Inca, os tipos de câncer que mais afetam a população, são: de pele, próstata, mama, cólon e reto, pulmão e câncer de estômago. Todos eles podem ter algum tipo de relação com o consumo excessivo de cigarro. No caso do câncer de pulmão, cuja letalidade é alta, a grande maioria está associada ao hábito do fumo. Por isso, orientamos a todos que busquem tratamento. Em Manaus, existem os ambulatórios do fumante, coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que fornecem atendimento e tratamento gratuitos”, destacou.

*Saiba como prevenir o câncer*

– Pratique regularmente exercícios físicos;
– Não fume;
– Evite o consumo em excesso de bebidas alcoólicas;
– Reduza o consumo de carne vermelha e produtos industrializados;
– Tenha uma dieta tica em vegetais e produtos naturais, além de fibras;
– Evite estresse;
– Busque orientação profissional;
– Levem crianças em idade escolar para serem imunizadas contra o HPV;
– Use preservativo nas relações sexuais;
– Faça os exames de rotina (neste caso, para diagnosticar precocemente a doença e aumentar as chances de cura no tratamento).

2019-11-27T11:30:46+00:00novembro 27, 2019|Lacc na Mídia, Notícias|0 Comentários

Deixar Um Comentário