Programação educativa marcará datas pontuais de combate ao câncer do calendário nacional

/, Notícias/Programação educativa marcará datas pontuais de combate ao câncer do calendário nacional

Programação educativa marcará datas pontuais de combate ao câncer do calendário nacional

Os dias 23 e 27 deste mês serão marcados por importantes alertas no que diz respeito à oncologia, pois serão comemorados o Dia Mundial de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil e o Dia Nacional de Combate ao Câncer, respectivamente.

 

Em alusão às datas, as ONGs Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas, participam de ações a serem desenvolvidas em Manaus, através de parceiros como a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

O presidente interino da Lacc, médico mastologista Jesus Pinheiro, explica que no dia 23, pela manhã, haverá uma atividade voltada ao atendimento de homens na FCecon, para a realização de consultas e exames de rastreio do câncer de próstata. A seleção e o cadastro foram feitos de forma prévia. A Lacc auxiliará na organização da ação, que faz parte do cronograma da campanha Novembro Azul da unidade de saúde.

 

Também pela manhã, haverá a corrida ‘Educação Campeã Movimento Saudável pelo Bem’, promovida pela Semed, a partir das 6h. A concentração ocorre na avenida Mário Ypiranga Monteiro (Paraíba), em frente à Secretaria, e estará voltada aos profissionais da pasta. O valor arrecadado com a venda de camisetas será doado à Rede Feminina, para ajudar nas ações de combate ao câncer desenvolvidas no Amazonas. Cada camiseta custará R$ 25.

 

“A idéia é incentivar a prática de hábitos saudáveis de vida e reforçar a importância das campanhas Outubro Rosa (saúde feminina) e Novembro Azul (saúde masculina), aliando educação, esporte e solidariedade”, frisou Jesus Pinheiro.

 

Já no dia 27, a partir das 8h, as ONGs desenvolvem, em parceria com o Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC), da FCecon, um torneio de Vôlei, na Vila Olímpica de Manaus, localizada na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro. A ação marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer e terá a participação de alunos da Escola Estadual Francisca Botinelly.

 

Educação e conscientização

 

Jesus Pinheiro destaca que as ações educativas têm por objetivo a conscientização da população sobre a necessidade de se prevenir o câncer, através da prática regular de atividades físicas, de uma alimentação saudável, da realização dos exames de rotina indicados através de cada faixa-etária e, principalmente, da informação.

 

“Está cada dia mais evidente que os maus hábitos, como o tabagismo, alcoolismo, o consumo excessivo de produtos industrializados e gordura animal, contribuem para o desenvolvimento de inúmeros problemas, entre eles, o câncer e as doenças cardiovasculares. E destacar esses fatores de risco em datas como o Dia Mundial de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil é garantir que pais e responsáveis passem a adotar uma rotina mais saudável, envolvendo crianças e adolescentes e protegendo-os de problemas futuros”, assegurou Jesus Pinheiro.

Ele lembrou que o Amazonas está entre os estados com os maiores índices de obesidade do País, fruto de uma combinação desses maus hábitos com o sedentarismo. O especialista afirmou que ainda há tempo para mudar, “desde que haja um envolvimento maior da sociedade com as campanhas educativas e com a formação de um novo estilo de vida”.

 

Já conhece a Lacc?

A Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) foi fundada em 1955. Entre os projetos sociais financiados a partir da doação de colaboradores à Lacc, destacam-se: aluguéis sociais para pacientes de fora que buscam tratamento em Manaus; pagamento de transporte fluvial e terrestre; doação de cestas básicas mensais às famílias em situação de vulnerabilidade; compra de alimentação especial para pessoas pré-cadastradas pelo Serviço Social da FCecon; suporte às ações de prevenção e cuidados paliativos da unidade hospitalar; distribuição diária de lanches na FCecon no horário da manhã; campanhas voltadas à recuperação da auto-estima dos pacientes, entre outros.

As doações à ONG podem ser feitas através do site www.laccam.org.br ou pelo telefone (92) 2101-4900.

 

2019-11-22T13:40:01+00:00novembro 22, 2019|Lacc na Mídia, Notícias|0 Comentários

Deixar Um Comentário