A Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) participará, junto com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), da abertura oficial do Movimento Mundial Outubro Rosa 2017, que tem como tema principal ‘Atitude exige coragem’. O evento acontece no Paço da Liberdade (rua Gabriel Salgado, Centro), e terá a participação da Prefeitura de Manaus, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Centro de Integração Amigas da Mama (CIAM), além de movimentos sociais. Na ocasião, a praça e diversas instituições públicas e privadas, serão iluminadas, simultaneamente, com a cor rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama, o mais incidente entre as mulheres no mundo.

No Brasil, a campanha é promovida pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e ONGs filiadas à entidade. A campanha acontece há pelo menos 12 anos. Nas últimas edições, o tema passou a abranger, além do câncer de mama, o câncer de colo uterino, tipo da doença que mais acomete e mata mulheres amazonenses. A ideia é sempre sensibilizar a população feminina sobre a importância dos exames de prevenção e rastreio dessas duas neoplasias malignas, pois, quanto mais cedo o câncer é descoberto, maiores são as chances de cura.

A diretora de captação de recursos da Lacc, enfermeira Marília Muniz, explica que o mês terá uma vasta programação e que diversos municípios do interior também aderiram à causa. São eles: Borba, Anamã, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Itamarati, Itacoatiara, Lábrea, Manaquiri, Maraã, Manicoré, Pauini, Rio Preto da Eva, Tefé, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Urucará e Urucurituba. Cada um deles desenvolverá uma programação específica durante o mês.

“Na capital, daremos continuidade, através do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer da FCecon (DPCC), ao nosso cronograma de palestras preventivas, focando nos fatores de risco, exames de rotina e diagnóstico precoce. Além disso, parceiros como a Prefeitura de Manaus, Marinha do Brasil, Maybelline e Eucatur participarão da campanha com atividades diversas. Pelo menos 14 eventos estão programados em um cronograma montado previamente com foco no Outubro Rosa”, destacou.

A Maybilline destinará uma parte da arrecadação do mês à ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer para a realização de ações sociais. Já a Marinha, usará seu navio itinerante para ofertar mamografias no interior. Além providenciar os detalhes para a inauguração da campanha no Paço da Liberdade, a Prefeitura de Manaus, segundo Muniz,  ajudará disponibilizando as carretas da mulher para exames de rotina e desenvolverá uma programação própria alusiva à campanha, com diversas atividades ao longo do mês.

O encerramento do Outubro Rosa acontecerá no dia 25, na Ponta Negra, com a tradicional Caminhada das Vitoriosas e a iluminação no Barco de Assistência Hospitalar Dr Montenegro, da Marinha.