O presidente da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), médico mastologista Jesus Pinheiro, foi homenageado, na manhã desta quinta-feira, 5, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Durante uma audiência especial, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Abdala Fraxe, ele recebeu o título de Cidadão do Amazonas, honraria concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços ao Estado. A solenidade aconteceu no auditório Ruy Araújo, na sede da órgão legislativo.

A propositura é de autoria dos deputados Serafim Corrêa (PSB) e Vicente Lopes (PMDB). Em um breve pronunciamento, Serafim ressaltou os mais de 45 anos dedicados por Pinheiro à saúde, a maior parte deles, à área oncológica, combatendo o câncer em seus mais diversos níveis e, em especial, o de mama, neoplasia maligna mais incidente entre as mulheres no mundo. “Quem já passou mais de 45 anos fazendo cirurgias no Amazonas, principalmente na área oncológica, já é amazonense de fato e, agora, será de direito”, frisou o parlamentar.

Na tribuna, o especialista relatou parte de sua vida, passando por momentos da infância humilde até os tempos atuais, além de agradecer a iniciativa dos deputados. “Gostaria de externar minha gratidão aos colegas parlamentares, que sugeriram meu nome para a honraria e me proporcionaram esse momento de alegria. Também expresso toda a minha gratidão ao estado do Amazonas, terra generosa aonde cheguei, há algumas décadas, e constituí minha tão preciosa família. Foi aqui que desenvolvi meu amor pela medicina, transmitido aos meus filhos e que tem como principal característica, o respeito à vida”, destacou Pinheiro.

Nascido em Barbalha, no Ceará, Jesus Pinheiro veio para Manaus aind ajovem, em 1964, e, alguns anos depois, em 1972, formou-se em medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Especializado em oncologia, com diversos cursos ao longo da carreira profissional, Pinheiro já ocupou cargos públicos de relevância, entre eles, o de diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), unidade que se tornou referência em cancerologia e que teve sua criação acompanhada pelo especialista.

Atualmente, dedica-se ao consultório e é presidente da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), entidade com mais de 60 anos de atuação no Estado, voltada ao atendimento de pacientes oncológicos de baixa renda, através de diversos projetos sociais.

Saiba mais sobre a história do presidente da Lacc

Jesus Pinheiro fez seus estudos de nível fundamental e uma parte do ensino médio em Barbalha. Em Manaus, terminou o ensino médio e frequentou o preparatório de medicina no Colégio Brasileiro. Cursou medicina na Faculdade de Medicina da antiga Fundação Universidade do Amazonas (FUA), atualmente Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sendo aluno da segunda turma de 1972. Seguiu para o Rio de Janeiro e, em 1974, concluiu a residência médica, tornando-se especialista em Cirurgia Geral e Oncológica pelo Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Saúde.

Voltou a Manaus para exercer suas atividades profissionais em 1975 e logo ingressou no serviço público através de concursos,  para o cargo de médico especialista do Estado, na antiga Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SESAU), atualmente Secretaria de Estado da Saúde (Susam), da qual foi o primeiro secretário. Também ingressou no antigo INPS como médico cirurgião-geral especialista em oncologia. Paralelamente, iniciou sua vida docente na Ufam, tornando-se professor do Departamento de Clínica Cirúrgica.

Após isso, já estabelecido profissionalmente, casou-se com a amazonense Leíla Inês de Aguiar Raposo da Câmara, com quem teve três filhos: Mariana, Manoel Junior e Marcel, que também são médicos. Dr. Jesus é avô de Lucas, Manuela, Pedro e Mauricio.

Ele tornou-se Membro da Academia de Medicina do Amazonas e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcea), ocupando a cadeira de n° 35, do professor Djalma da Cunha Batista. Por sua reconhecida competência e dedicação à gestão pública,  ocupou cargos de diretor do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), foi diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas(FCecon), secretário Estadual e Municipal de Saúde.